PARQUE DA LUZ – Originalmente um jardim botânico, o Parque da Luz é o parque público mais antigo da cidade. Ele abriga diversas espécies de árvores e de pássaros. Quem não quiser passear no parque, pode ainda admirá-lo do café da Pinacoteca do Estado que possui algumas esculturas expostas ao ar livre. O lago, no centro do parque, possui esculturas representando as quatro estações do ano.
ESTAÇÃO LUZ – É considerado um dos lugares mais especiais de São Paulo. Com toda a estrutura importada da Inglaterra, sua arquitetura possui influência do estilo vitoriano. A data de inauguração é 1867 e seu relógio foi inspirado no Big Bem de Londres.
A Estação, além de abrigar o Metrô Luz e a linha de Trem Urbano da CPTM, também tem lugar para o Museu da Língua Portuguesa.
MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA – Inaugurado em 2006 e localizado dentro da Estação da Luz, o museu tem como objetivo valorizar a diversidade da língua portuguesa. O espaço se utiliza de diversas tecnologias, vídeos, interatividade e recursos multimídia para falar sobre a língua portuguesa de uma maneira muito diferenciada e interessante. Depois da reconstrução, oferece ainda um agradável mirante.
PINACOTECA – É o museu de arte mais antigo de São Paulo. Fundado em 1905 com apenas 26 obras, hoje possui mais de 10 mil peças de um acervo muito especial de arte brasileira do Século XIX. Sem dúvida um lugar onde você não se cansa de ir pois suas exposições atraem, não apenas pela mostra propriamente dita, como também pelo local que conta com arquitetura diferenciada.
MEMORIAL DA RESISTÊNCIA DE SÃO PAULO – No Largo General Osório encontra-se a Pina Estação, que recebe diversas exposições temporárias, e o Memorial da Resistência, que documenta memórias da resistência e repressão política do Brasil republicano. O edifício foi sede do Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (DEOPS) dos anos 40 até 1983.
Funciona de quarta à segunda-feira, com entrada gratuita.
ESTAÇÃO JÚLIO PRESTES – Histórica e importante estação ferroviária da cidade, sua construção foi inspirada nos terminais de Nova Iorque. A estação, que atende uma das linhas ferroviárias da CPTM, abriga a Secretaria de Cultura de São Paulo, a Sala São Paulo e a casa de concertos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP).
SALA DE SÃO PAULO – É uma sala de concertos onde acontecem apresentações sinfônicas e de câmara. Faz parte do Centro Cultural Júlio Prestes na antiga Estação de mesmo nome. Inaugurada em 1999 a partir da restauração e remodelação da Estação Júlio Prestes, foi concebida de acordo com os mais atualizados padrões internacionais e muitos especialistas consideram-na uma das salas de concerto com melhor acústica no mundo.
MOSTEIRO DA LUZ – MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO PAULO – É considerada a mais importante construção arquitetônica colonial de São Paulo, do Século XVIII e um dos poucos conjuntos arquitetônicos coloniais que mantém seu uso original. Foi declarado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade. Também chamado de Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz, faz parte da Ordem das Irmãs Concepcionistas que vivem reclusas. Neste mesmo local, fica o Museu de Arte Sacra de São Paulo.
O acervo do Museu se formou a partir da coleta desde 1907, pelo primeiro arcebispo de São Paulo, Dom Duarte Leopoldo e Silva, de imagens sacras de igrejas e capelas de fazendas que foram demolidas. Além do acervo, oferece também exposições temporárias.
Neste local você encontrará ainda: o túmulo de Frei Galvão, a Capela de Frei Galvão, a sala da distribuição de pílulas de Frei Galvão aos fiéis, a loja de artigos religiosos, o Memorial Frei Galvão, a tradicional Barraca das Irmãs (com pães, doces e salgados confeccionados pelas irmãs do Mosteiro da Luz) e a exposição permanente de Presépios na antiga Casa do Capelão.
IGREJA DE SÃO CRISTÓVÃO – Assim como a Estação da Luz, o Jardim e o Mosteiro da Luz, a Igreja de São Cristóvão também foi considerada um marco para o bairro. O edifício é de 1855 e, desde então, já passou por diversas reformas. Cristóvão significa aquele que conduz Cristo e, segundo a tradição, quem olha a imagem do santo passa o dia protegido. Mais algum motivo para visitar a igreja? As missas acontecem aos sábados, às 15h e aos domingos, às 9h.
BOM RETIRO – Localizado próximo à Estação da Luz, tornou-se um polo de compras na cidade e é bastante visitado por turistas, paulistanos, comerciantes ou pessoas comuns que desejam um dia especial de compras. E lá você encontra de tudo. Embora a maior parte dos compradores do Bom Retiro seja de donos de lojas de diversas cidades do Brasil, na Rua José Paulino, por exemplo, umas das mais importantes do lugar, são aceitas compras por pessoa física nos finais de semana.
RUA SÃO CAETANO – É conhecida como “Rua das Noivas” por sua grande quantidade de lojas de vestidos de noivas e produtos relacionados ao tema. São lojas com todo o tipo de trajes e acessórios que vão de sapatos à arranjos de cabeça.
1º BATALHÃO DE POLICIAMENTO DE CHOQUE TOBIAS AGUIAR – ROTA – Conhecido como Quartel da Luz, foi construído em 1891 para abrigar o corpo de polícia. O prédio é inspirado na arquitetura militar francesa de estilo surgido na Europa, com o nome de “Estilo Pós-Napoleônico”. Teve como modelo um quartel da Legião Estrangeira Francesa no Marrocos. Atualmente o prédio é patrimônio histórico tombado. É possível visitar o espaço às sextas-feiras, por agendamento.