PATEO DO COLÉGIO – Local onde foi iniciada a formação da cidade de São Paulo, portanto um dos mais importantes marcos históricos da nossa cidade. Complexo histórico, cultural e religioso, abriga além do Museu Anchieta, a Igreja de São José de Anchieta, o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas, a Biblioteca Antônio vieira e o Café do Pateo.
PRAÇA DA SÉ – CATEDRAL DA SÉ – MARCO ZERO – Centro geográfico da cidade. Aqui temos o Marco Zero e a Catedral Metropolitana de São Paulo, a maior igreja da cidade capacidade para 8 mil pessoas.
SOLAR DA MARQUESA DE SANTOS – Imóvel foi ocupado pela Marquesa de Santos a partir de 1834 quando então se tornou um endereço frequentado pela alta sociedade da época. Atualmente abriga o Museu da Cidade de São Paulo. O prédio é considerado uma raridade do Século 18.
LARGO DE SÃO FRANCISCO – FACULDADE DE DIREITO – IGREJAS DE SÃO FRANCISCO – Principal conjunto de arquitetura barroca da cidade. Aqui estão a Faculdade de Direito da USP e duas Igrejas de São Francisco: a de São Francisco de Assis e a de São Francisco de Assis da Ordem Terceira.
PREFEITURA DE SÃO PAULO – EDIFÍCIO CONDE MATARAZZO – A Prefeitura de São Paulo ocupa o Edifício Matarazzo, um prédio construído à pedido do empresário Francisco Matarazzo para ser sede de suas empresas. Possui visita guiada gratuita. A cobertura do prédio é um dos mirantes da cidade e possui um lindo jardim.
VIADUTO DO CHÁ– Primeiro viaduto de São Paulo, está cercado de prédios importantes como o Prédio da Light, antiga sede de estatais, e a Prefeitura de São Paulo. Esse cenário é um dos mais filmados e fotografados de São Paulo.
VALE DO ANHANGABAÚ – Local por onde passava o rio do mesmo nome que foi canalizado e hoje é uma extensa laje. Pela sua grande extensão, é o lugar preferido para eventos que reúnem uma quantidade muito grande de pessoas.
THEATRO MUNICIPAL – Inspirado na Ópera de Paris, combina estilos Renascentistas, Barroco e Art Noveau. Um dos edifícios mais bonitos da cidade.
CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL – O prédio é uma construção clássica de muita beleza e que oferece diversas mostras de arte e exposição gratuitas.
EDIFICIO MARTINELLI – Quando foi inaugurado em 1929, era o prédio mais alto do Brasil com 106 metros de altura e 28 andares.
PRÉDIO DO BANESPA ou FAROL SANTANDER – Cartão postal da cidade, tem 35 andares e 161 metros de altura. Considerada a maior construção de concreto armado do mundo. Atualmente faz parte do patrimônio do Grupo Santander. Oferece exposição e do seu mirante é possível ver São Paulo em 360º.
LARGO DE SÃO BENTO – MOSTEIRO DE SÃO BENTO – O local é um conjunto da Basílica Abacial Nossa Senhora da Assunção, do Colégio de São Bento e da Faculdade de São Bento. Conta também com uma padaria onde são fabricados, pelos próprios monges, pães, bolos, biscoitos, geleias, chocolates e cervejas artesanais. Aos domingos, a missa das 10h é acompanhada por canto gregoriano e órgão.
VIADUTO SANTA EFIGÊNIA – Foi construído pela necessidade de melhorar o trânsito e a circulação de carruagens e bondes no século 19. Hoje ele é utilizado exclusivamente para pedestres. Começa no Largo de São Bento e leva a um dos bairros mais comerciais de São Paulo, conhecido por suas lojas de produtos eletrônicos e importados com bons preços.
RUA 25 DE MARÇO – LADEIRA PORTO GERAL – A rua principal é a 25 de Março, mas o comércio se espalha por diversas outras ruas, principalmente pela Ladeira Porto Geral. Sábado é o dia mais movimentado.
MERCADO MUNICIPAL – Mais conhecido como Mercadão de São Paulo, é um dos lugares mais visitados da cidade. A variedade de produtos hortifrutigranjeiros é grande. Os tradicionais e famosos pastéis e sanduíche de mortadela atraem os turistas de todos os lugares.
GALERIA DO ROCK – O local concentra diversas lojas e a maioria delas com produtos direcionados para roqueiros, são discos de vinil, canecas e camisetas de bandas, mas também há lojas de outros tipos como salões de beleza, assistências técnicas e de produtos eletrônicos.
LARGO DO PAISSANDU – IGREJA DE NOSSA SENHORA DOS HOMENS PRETOS – ESTÁTUA DA MÃE PRETA – Local de grande importância histórica tanto por seu aspecto cultural e arquitetura quanto pelo sincretismo religioso e significado de resistência negra que representa.
RUA BARÃO DE ITAPETININGA – GALERIA DOS BRINQUEDOS – Uma das ruas mais movimentadas da região e exclusiva para pedestres foi, no passado, uma das mais elegantes da cidade. Possui muitas galerias comerciais destacando-se entre elas, a Galeria dos Brinquedos que reúne grande número de brinquedos antigos e itens de colecionadores.
PRAÇA DA REPÚBLICA – A praça é muito conhecida pela sua Feira de Arte, Artesanato e Gastronomia que acontece aos sábados. São mais de 600 barracas de artesanato e mais de 50 artistas expondo nesse espaço. Além disso, muitos quitutes vendidos na Praça, doces e pratos típicos da culinária nordestina, japonesa e chinesa.
EDIFICIO COPAN – Um verdadeiro ícone da cidade, o prédio em formato de “S” reflete o estilo diferenciado do arquiteto Oscar Niemeyer e se destaca de todos os edifícios convencionais com seus ângulos retos. Seu mirante oferece uma das vistas mais completas da cidade.
EDIFICIO ITÁLIA – Importante ponto turístico da cidade não só pelo tamanho (são 46 andares nos seus 165 metros de altura) mas também pelo famoso e tradicional Restaurante Terraço Itália de onde se pode ver a cidade em 360º. No local você também encontrará teatro, galeria no térreo e o antigo Clube Circolo Italiano.