ROTEIRO HISTÓRICO CIDADE DE SÃO PAULO

A cidade de São Paulo é imensa e rica em roteiros, como não poderia deixar de ser para uma das cidades mais populosas do mundo, com prédios históricos que representam toda a tradição arquitetônica originada da mistura dos povos que se reuniu por aqui.

Um dos interessantes roteiros que apresentamos em São Paulo é exatamente o que traz os pontos principais da história da ocupação da cidade, fundada em 1554 pelos padres jesuítas: o Roteiro Histórico. O Pateo do Colégio, a Catedral da Sé, a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, o Mosteiro de São Bento e o Viaduto do Chá são apenas alguns pontos desse percurso que mostram, cada um com seu próprio conteúdo, o decorrer da criação dessa cidade tão grande e importante no contexto da expansão do território nacional.

Mas se você visita estes locais sozinho, acaba perdendo muito do conhecimento que poderia adquirir ao lado de um guia de turismo especializado. Quer conhecer mais com a Maria Alice Passeios e Viagens? Então já pode se programar! Os melhores dias para o tur no Centro Histórico são de terça-feira a sábado. E se você só tem a segunda-feira disponível, fique atento pois alguns atrativos históricos estão fechados e você somente poderá visitar a parte externa, ok?

Veja aqui o que podemos oferecer nesse Roteiro Histórico na cidade.

Categoria:

PATEO DO COLÉGIO – Local onde foi iniciada a formação da cidade de São Paulo, portanto um dos mais importantes marcos históricos da nossa cidade. Complexo histórico, cultural e religioso, abriga além do Museu Anchieta, a Igreja de São José de Anchieta, o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas, a Biblioteca Antônio vieira e o Café do Pateo.

PRAÇA DA SÉ – CATEDRAL DA SÉ – MARCO ZERO – Centro geográfico da cidade. Aqui temos o Marco Zero e a Catedral Metropolitana de São Paulo, a maior igreja da cidade capacidade para 8 mil pessoas.

SOLAR DA MARQUESA DE SANTOS – Imóvel foi ocupado pela Marquesa de Santos a partir de 1834 quando então se tornou um endereço frequentado pela alta sociedade da época. Atualmente abriga o Museu da Cidade de São Paulo. O prédio é considerado uma raridade do Século 18.

LARGO DE SÃO FRANCISCO – FACULDADE DE DIREITO – IGREJAS DE SÃO FRANCISCO – Principal conjunto de arquitetura barroca da cidade. Aqui estão a Faculdade de Direito da USP e duas Igrejas de São Francisco: a de São Francisco de Assis e a de São Francisco de Assis da Ordem Terceira.

PREFEITURA DE SÃO PAULO – EDIFÍCIO CONDE MATARAZZO – A Prefeitura de São Paulo ocupa o Edifício Matarazzo, um prédio construído à pedido do empresário Francisco Matarazzo para ser sede de suas empresas. Possui visita guiada gratuita. A cobertura do prédio é um dos mirantes da cidade e possui um lindo jardim.

VIADUTO DO CHÁ– Primeiro viaduto de São Paulo, está cercado de prédios importantes como o Prédio da Light, antiga sede de estatais, e a Prefeitura de São Paulo. Esse cenário é um dos mais filmados e fotografados de São Paulo.

VALE DO ANHANGABAÚ – Local por onde passava o rio do mesmo nome que foi canalizado e hoje é uma extensa laje. Pela sua grande extensão, é o lugar preferido para eventos que reúnem uma quantidade muito grande de pessoas.

THEATRO MUNICIPAL – Inspirado na Ópera de Paris, combina estilos Renascentistas, Barroco e Art Noveau. Um dos edifícios mais bonitos da cidade.

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL – O prédio é uma construção clássica de muita beleza e que oferece diversas mostras de arte e exposição gratuitas.

EDIFICIO MARTINELLI – Quando foi inaugurado em 1929, era o prédio mais alto do Brasil com 106 metros de altura e 28 andares.

PRÉDIO DO BANESPA ou FAROL SANTANDER – Cartão postal da cidade,  tem 35 andares e 161 metros de altura. Considerada a maior construção de concreto armado do mundo. Atualmente faz parte do patrimônio do Grupo Santander. Oferece exposição e do seu mirante é possível ver São Paulo em 360º.

LARGO DE SÃO BENTO – MOSTEIRO DE SÃO BENTO – O local é um conjunto da Basílica Abacial Nossa Senhora da Assunção, do Colégio de São Bento e da Faculdade de São Bento. Conta também com uma padaria onde são fabricados, pelos próprios monges, pães, bolos, biscoitos, geleias, chocolates e cervejas artesanais. Aos domingos, a missa das 10h é acompanhada por canto gregoriano e órgão.

VIADUTO SANTA EFIGÊNIA – Foi construído pela necessidade de melhorar o trânsito e a circulação de carruagens e bondes no século 19.  Hoje ele é utilizado exclusivamente para pedestres. Começa no Largo de São Bento e leva a um dos bairros mais comerciais de São Paulo, conhecido por suas lojas de produtos eletrônicos e importados com bons preços.

RUA 25 DE MARÇO – LADEIRA PORTO GERAL – A rua principal é a 25 de Março, mas o comércio se espalha por diversas outras ruas, principalmente pela Ladeira Porto Geral. Sábado é o dia mais movimentado.

MERCADO MUNICIPAL – Mais conhecido como Mercadão de São Paulo, é um dos lugares mais visitados da cidade. A variedade de produtos hortifrutigranjeiros é grande. Os tradicionais e famosos pastéis e sanduíche de mortadela atraem os turistas de todos os lugares.

GALERIA DO ROCK – O local concentra diversas lojas e a maioria delas com produtos direcionados para roqueiros, são discos de vinil, canecas e camisetas de bandas, mas também há lojas de outros tipos como salões de beleza, assistências técnicas e de produtos eletrônicos.

LARGO DO PAISSANDU – IGREJA DE NOSSA SENHORA DOS HOMENS PRETOS – ESTÁTUA DA MÃE PRETA – Local de grande importância histórica tanto por seu aspecto cultural e arquitetura quanto pelo sincretismo religioso e significado de resistência negra que representa.

RUA BARÃO DE ITAPETININGA – GALERIA DOS BRINQUEDOS – Uma das ruas mais movimentadas da região e exclusiva para pedestres foi, no passado, uma das mais elegantes da cidade. Possui muitas galerias comerciais destacando-se entre elas, a Galeria dos Brinquedos que reúne grande número de brinquedos antigos e itens de colecionadores.

PRAÇA DA REPÚBLICA – A praça é muito conhecida pela sua Feira de Arte, Artesanato e Gastronomia que acontece aos sábados. São mais de 600 barracas de artesanato e mais de 50 artistas expondo nesse espaço. Além disso, muitos quitutes vendidos na Praça, doces e pratos típicos da culinária nordestina, japonesa e chinesa.

EDIFICIO COPAN – Um verdadeiro ícone da cidade, o prédio em formato de “S” reflete o estilo diferenciado do arquiteto Oscar Niemeyer e se destaca de todos os edifícios convencionais com seus ângulos retos. Seu mirante oferece uma das vistas mais completas da cidade.

EDIFICIO ITÁLIA – Importante ponto turístico da cidade não só pelo tamanho (são 46 andares nos seus 165 metros de altura) mas também pelo famoso e tradicional Restaurante Terraço Itália de onde se pode ver a cidade em 360º. No local você também encontrará teatro, galeria no térreo e o antigo Clube Circolo Italiano.

 

 

plugins premium WordPress
× Fale com a Maria Alice