ROTEIRO BAIRRO DA LIBERDADE

O bairro da Liberdade é sem dúvida um dos pontos turísticos que não pode faltar no roteiro de quem quer conhecer a cidade. São muitas as atrações e por isso é necessário algum critério para a visita. Começando pela história, a Liberdade nem sempre foi um bairro de influência japonesa. Os atrativos históricos não nos deixam mentir, começando pelo Largo da Liberdade, antes chamado de Largo da Forca e a Capela de Nossa Senhora dos Aflitos, que resgatam a presença negra na origem do bairro.

Além da cultura japonesa, temos também a presença de imigrantes chineses, coreanos, tailandeses e taiwaneses. É realmente um pedaço da Ásia no Brasil e uma ótima oportunidade para conhecer esses povos através de sua gastronomia, costumes e festas.

Mas não são somente as lojas, restaurantes e bares orientais os atrativos do bairro, a decoração oriental com suas lanternas japonesas, as manifestações culturais do folclore japonês com certeza complementam a diversidade de interesses do local.

Vamos ver o que temos de experiências importantes para conhecer o bairro da Liberdade?

Categoria:

MUSEU HISTÓRICO DA IMIGRAÇÃO JAPONESA – Aqui você pode conhecer a história de imigração japonesa no Brasil, desde a chegada dos primeiros imigrantes até os acontecimentos mais recentes. São mais 97.000 itens doados por imigrantes e suas famílias. É considerado o maior museu sobre a imigração japonesa. Funciona de terça a domingo das 13h30 às 17h.

IGREJAS HISTÓRICAS – Ponto que merece atenção, pois o bairro possui diversas igrejas que passam muitas vezes despercebidas em meio à paisagem do bairro. Temos a Igreja Santa Cruz das Almas dos Enforcados, a Capela dos Aflitos, a Paróquia Pessoal Nipo-Brasileira São Gonçalo onde são realizadas missas em japonês, a Igreja Menino Jesus e Santa Luzia e a Igreja da Boa Morte e a Igreja do Carmo.

PALACETE CONDE DE SARZEDAS – Por causa de sua histórica também é conhecido como o Palacete do Amor ou “Castelinho”. Abriga o Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo que preserva e divulga a história e tradições do Poder Judiciário Paulista. Funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h. Aos finais de semana só é possível admirar o palacete externamente, mas vale a pena.

TEMPLOS BUDISTAS – Para quem se interessa pela religião de destaque entre os asiáticos, é possível visitar alguns deles no bairro:
– O Templo Busshinji – oferece cerimônias abertas ao público ou é possível também participar da meditação para iniciantes.
– Templo Lohan – Ocupa um prédio tombado pelo patrimônio cultural. No seu Jardim Chinês se encontra a Deusa da Misericórdia, Quang Yin. Possui sala de jogos, biblioteca, sala de medicina chinesa e sala com o maior arsenal de armas chinesas da América Latina. É possível participar das cerimônias e festivais do Ano Novo Chinês e Festival das Lanternas. As visitas acontecem de segunda à quinta-feira, das 15h às 20h. Sábados das 10h às 15h. Entrada com ingresso pago.

MEDITAÇÃO – No Centro de Meditação Fo Guang Shan, as visitas são gratuitas e você pode caminhar relaxar e até meditar por conta própria no espaço. Aberto para visitas de terça a sábado das 10h às 18h.

VIADUTO CIDADE DE OSAKA – O nome do viaduto é uma homenagem à cidade de Osaka no Japão. Na sua entrada está o “Torii”, representando o portão de entrada para os lugares sagrados no Japão. Um local de muito destaque na paisagem no bairro.

JARDIM ORIENTAL – Um local de muita paz e tranquilidade no meio da agitação do bairro. Seu paisagismo inclui um largo com carpas e lanternas japonesas. No final de semana, feriado e nas datas festivas recebe a feirinha gastronômica. Está aberta ao público diariamente das 10h às 16h.

FEIRINHA DA LIBERDADE – A Feira de Arte, Artesanato e Cultura da Liberdade é uma das atrações mais tradicionais e movimentadas do bairro. Acontece aos finais de semana e durante alguns eventos e festivais que acontecem na Praça da Liberdade. Oferece barracas com artesanato, decoração, acessórios, roupas e barracas de culinária japonesa, chinesa e brasileira.

GASTRONOMIA – Uma infinidade de locais para degustar a culinária oriental! São restaurantes japoneses, chineses, coreanos, taiwaneses e tailandeses. Para se ter ideia, na Rua Thomaz Gonzaga, em 150 metros de rua é possível encontrar mais de 20 estabelecimentos. São desde os mais tradicionais até os mais diferenciados com os pratos da gastronomia taiwanesa. Alguns deles oferecem karaokês, garantindo também a diversão. Se quiser uma experiência mais típica, comendo sentado no tatame e nas mesas tradicionais orientais, você encontrará também. O custo benefício geralmente também é atraente e alguns locais oferecem “combos”.

SOBREMESAS – Nem todo mundo imagina, mas a Liberdade é um dos melhores bairros para provar sobremesas e o melhor, as sobremesas orientais são bem menos doces que as brasileiras. Em alguns restaurantes você encontra opções, mas nada como ir a uma cafeteria e ficar na dúvida olhando para tantas opções na vitrine. Além da oportunidade de conhecer mais um lugar e tomar um café, tanto quente ou gelado, que é o melhor acompanhamento para uma sobremesa. Se quiser optar por uma casa de chá chinesa, não vai se decepcionar. Além de contar com locais de interessante e moderna arquitetura interna.

COMPRAS – Na Liberdade se encontra uma infinidade de mercados, empórios, lojas vendendo de tudo, itens de decoração, roupas, eletrônicos, acessórios para casa, produtos orientais, etc. Utensílios para cozinha e louças também fazem parte dos produtos tentadores do local. Além de alimentos orientais, os mercados vendem também chocolates importados, cervejas artesanais, pimentas e temperos diversos. Em alguns locais é possível encontrar comidas japonesas prontas, uma praticidade para quem quer comer rapidinho ou levar para casa. Sakês, Kimchi e lâmen também são produtos fáceis de encontrar no local. E se você está interessado em outros tipos de produtos, não vai se decepcionar. Destaque para as lojas de cosméticos e variedades, mas você encontra também futon, ôfuros, oratórios, aparelhos de massagem e ervas medicinais.

FESTIVAIS ORIENTAIS – Os festivais que acontecem na Liberdade são uma ótima oportunidade para visitar o bairro. A Praça da Liberdade é o principal local de realização deles, mas você perceberá que todo o bairro fica envolvido na programação. Os principais festivais são: Ano Novo Chinês, Festival das Flores (aniversário de Buda), Festival das Estrelas e o Toyo Matsuri (Dia do Bairro da Liberdade), neste são apresentadas danças típicas, artes marciais, show musicais, desfile de cosplay.

KARAOKÊ – Participar de um karaokê é sem dúvida um momento de diversão. Você encontrará uma grande variedade de locais para isso. Os espaços estão disponíveis em restaurantes e bares, com salas com palco, salas privativas e áreas vip. Uma experiência interessante e muito divertida.

BOTECOS JAPONESES – Oferecem um clima informal com salões pequenos. Servem porções e pratos típicos quentes para degustar com cerveja, saquê e outras bebidas destiladas. Ótimo fechar seu roteiro com um happy hour oriental.

SHOW NO CINE JÓIA – No passado foi um cinema especializado em filmes japoneses. Inaugurado em 1952, passou por várias mudanças ao longo do tempo, mas em 2011 passou por uma grande reforma que resgatou suas características originais e também houve uma modernização tendo então a capacidade de receber shows nacionais e internacionais de médio porte. Possui três ambientes e capacidade para até 992 pessoas. Oferece em sua programação shows nacionais e também artistas e bandas asiáticas.

LIVRARIAS ORIENTAIS – Nestas livrarias você encontrará livros, mangás, revista, dicionários, guia de viagem e outras publicações no idioma original, inclusive em mandarim.

 

plugins premium WordPress
× Fale com a Maria Alice