O que fazer para não perder seu certificado de vacinação contra o Covid-19?
Muitas pessoas estão querendo viajar, mas continuam aguardando a completa imunização, não é mesmo? Como já falamos aqui, é importante se informar sobre os protocolos adotados no destino escolhido e os requisitos de entrada no país em caso de viagens internacionais. E para quem já tomou as duas doses, o cartão de vacinação serve como comprovante de imunização. Mas atenção: ele não deve ser plastificado. E o que fazer se você perder ou danificar este certificado? Neste caso a solução é a Carteira de Vacinação Digital que o SUS disponibiliza para quem realiza o cadastro na plataforma CONECTE SUS, tanto pelo computador como também pelo celular (através do aplicativo disponível para o sistema Androide ou iOS).
Dez dias após você vacinar, e o posto dar a entrada no sistema, os registros da vacinação ficam disponíveis para que você salve digitalmente. Por enquanto ela só é válida em território nacional, mas não deixa de ser uma segurança, uma vez que você deixa o seu documento de vacinação original protegido em sua casa. Veja como é fácil:
1. Baixe o App CONECT SUS no seu celular ou entre no site Conecte Sus.
2. Pelo site, escolha a área “Cidadão”, mas no APP você já entra direto.
3. Você verá uma mensagem de “Boas-Vindas”, apenas no primeiro acesso, clique em “Pular”
4. Aparecerá na tela seguinte, alguns ícones e um botão de “Acesse agora”. Para esse acesso, você deverá ter uma conta do gov.br. Se não tem, “Crie sua conta” e se já tiver, digite seu CPF e senha.
5. Na próxima tela, clique no ícone de “Vacinas”
6. Você terá acesso à sua Carteira de Vacinação Digital com todas as informações de sua vacina como data, instituição, qual a dose, lote e o estabelecimento de saúde.
7. Depois basta validar sua carteira acessando o site de validação e informar o código apresentado no documento.
Pronto! Agora você tem uma carteira de vacinação digital. Então salve em seu computador ou celular e não se preocupe mais com este documento em sua próxima viagem pelo Brasil.